Como está a gestão de sua academia? Saiba como melhorar aqui!

Administrar uma academia pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente se você não sabe por onde começar. Mais do que abrir as portas e pôr o negócio em pleno funcionamento, existem alguns fatores que podem melhorar gestão de academia, que vão desde as estratégias de finanças à retenção dos clientes.

Se você tem dúvidas de como melhorar o desempenho da sua academia, este artigo é para você! Hoje vamos mostrar como avaliar o seu desempenho de gestão a partir de notas, de acordo com o desenvolvimento dos processos. Nessas notas, vamos explicar passo a passo o que é preciso fazer para ter um negócio consolidado. Vamos lá!

Gestão nota 3: foco nos serviços executados

Uma gestão nota 3 é aquela que deixa bastante a desejar quando falamos em métricas de sucesso.

Nesse tipo de administração, o foco está somente no trabalho básico, que consiste em manter a academia funcionando, contratar pessoal, gerir as finanças. Apesar de tais etapas serem de grande importância para a academia, principalmente o controle de finanças, que é responsável por administrar todo o dinheiro que é movimentado, elas não são suficientes para garantir uma rentabilidade satisfatória.

Além disso, uma gestão nota 3 não investe no desenvolvimento de sua equipe, em marketing ou em renovar/atualizar o seu negócio. Isso é um grande problema e você já vai saber por quê.

Um dos indicadores de sucesso de uma equipe é o investimento em pessoal. Se o gestor não se preocupa em promover o bem-estar dos colaboradores e não incentiva a qualificação por meio de cursos e palestras, essas pessoas podem se sentir desmotivadas e, consequentemente, não ter um bom desempenho dentro da empresa.

Outro grande problema é a falta de investimento em marketing. Engana-se quem pensa que somente a distribuição de panfletos pode garantir atração de novos clientes e fidelização dos antigos.

Para ter resultados satisfatórios, é preciso entender o cliente e o que ele precisa, além de criar campanhas criativas que promovam o engajamento do público. É muito importante, também, ter em mente que academia é um negócio sazonal, ou seja, em determinados períodos do ano há maior procura (verão) e, por isso, as ações de marketing devem estar integradas.

Por fim, a falta de renovação e atualização do negócio é um ponto que também afeta do desempenho da academia. Isso porque, com a procura cada vez maior de uma vida fitness, novidades surgem constantemente. Assim, quem quiser atrair o público deve estar atento a novas metodologias ou novas modalidades.

Gestão nota 5: foco em colaboradores, marketing e inovação

Uma gestão nota 5, apesar de se preocupar com o seu trabalho bem feito, assim e como o exemplo apresentado anteriormente e, ao contrário dele, desenvolver a equipe como um todo e investir em marketing não diversifica ou atualiza os serviços com frequência.

Como vimos, o mercado de academias tem uma característica de ser sazonal. Esse fator é muito importante na hora de montar o planejamento, tanto de marketing quanto financeiro, visto que, alguns meses o movimento será alto e no inverno, pelo contrário, as pessoas tendem a não realizar atividades físicas com a mesma frequência. Com isso, umas das formas de lidar com a sazonalidade é usar a estratégia de criar novidades e campanhas promocionais para os alunos nos períodos de baixo movimento.

Outra forma de atualizar o serviço e não perder clientes é procurar oferecer serviços diferenciados: por exemplo, se você possui uma academia voltada para a musculação e tem um bom espaço, porque não oferecer treino funcional, já que está tão em alta em os praticantes de atividade física? Além disso, é imprescindível manter os professores sempre atualizados e participar de eventos ou workshops com outros gestores para saber o que é tendência no mercado.

Gestão nota 10: completa e focada em modernização

Agora é a hora de falar daquele gestor que é classificado como nota 10, já que ele sabe da importância de todos os fatores apontados até aqui e ainda entende a importância da inovação e da atualização para o seu trabalho, por exemplo, contratando consultorias para incluir novas modalidades de atividade física.

A contratação de consultorias é uma solução interessante para você que quer modernizar e ampliar o número de atividades oferecidas pela sua academia. Com equipes capacitadas e com uma visão de mercado melhor, as consultorias oferecem soluções personalizadas de acordo com as necessidades do negócio.

Se você é um gestor nota 10, certamente também sabe que é preciso investir em modernização tecnológica. Essa modernização pode ser feita por meio de inserção de catracas digitais com biometria que facilitam a identificação do aluno e ainda permite ao gestor controlar a frequência do aluno. Isso é importante porque é possível investigar as causas da ausência e ainda oferecer um tratamento mais personalizado.

É possível também criar cadastros inteligentes que reúnem todas as informações do usuário e, dessa forma, fornecer um acompanhamento de acordo com as suas demandas. Esse cadastro também fornece diversas informações relevantes para campanhas promocionais, controle financeiro e ofertas de novos serviços.

Um detalhe que pode parecer pouco significativo mas que é interessante para a experiência dos alunos é fornecer opções de pagamentos programadas como cheques, boletos ou cartão de crédito para evitar o deslocamento somente para esse motivo.

Por fim, uma gestão nota 10 se dedica a administração cotidiana. Mais do que investigar métricas (que são indispensáveis) um bom gestor dedica-se a manter uma boa comunicação com todos os setores da academia e com um controle rigoroso de falhas e desalinhamentos. A gestão nota 10 interliga diversas áreas de conhecimentos que garantem o crescimento e o sucesso.

De uma forma geral, percebemos que alguns erros de gestão podem impedir o sucesso de sua academia. Por essa razão, mais do que oferecer um serviço de qualidade ao público, é fundamental a adoção de estratégias a curto, médio e longo prazo visando a integração dos setores, investimento em marketing, capacitação de pessoal e inovação. Esse é o caminho para melhorar gestão de academia.

E aí, se identificou com alguma nota? Como está a gestão da sua academia? Se você quer saber mais sobre como melhorar o desempenho da sua empresa, entre em contato com a gente!

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