Como ser um personal trainer de sucesso? 7 dicas para começar!

Nos últimos anos, houve um crescimento de pessoas adeptas a um estilo de vida mais saudável e, com isso, é cada vez mais frequente a busca por uma alimentação melhor e pela prática de exercícios físicos para compensar o “modo de vida moderno” – sedentário e com alimentação baseada em comida industrializada.

Nesse cenário, o desenvolvimento do mercado saudável é propício para a atuação de profissionais que auxiliam diretamente na busca de um estilo de vida equilibrado como o nutricionista e o personal trainer.

Treinos Funcionais dicas para atrair alunos

No artigo de hoje vamos explicar como ser personal trainer com dicas importantes para iniciar a carreira nessa profissão e obter reconhecimento. Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e saiba como se tornar um personal de sucesso! Confira:

1. Invista em qualificação

No Brasil, para atuar como personal trainer é preciso ter formação superior em Educação Física e registro no CREF (Conselho Federal de Educação Física). No entanto, muitas vezes apenas a graduação não é suficiente para acompanhar as tendências de mercado e para se aprofundar em assuntos como biomecânica, fisiologia e crescimento muscular.

certificado level1 crossfit

Para adquirir conhecimento, quem deseja se tornar um personal pode investir em cursos de especialização e pós-graduação na área e procurar fazer também cursos de marketing e gestão de pessoas para ajudar no processo de captação de clientes, como veremos logo abaixo.

É interessante também estar sempre de olho em pesquisas acadêmicas, sites especializados e não descuidar das redes sociais. Com a ascensão dos perfis de influenciadores do mundo fitness, o profissional de Educação Física precisa ficar atento a tudo que é postado, seja para pesquisar mais sobre o assunto ou para desmentir uma informação falsa.

2. Tenha um bom relacionamento pessoal

Pensando em como ser personal trainer, ter uma formação que leve em conta o relacionamento com as pessoas é uma estratégia bastante interessante para quem deseja se consolidar nessa área. E isso, normalmente, não é ensinado na faculdade de Educação Física. Você pode saber muito de prescrição de exercício, mas se não souber se comunicar e lidar com seres humanos, vai ser difícil conquistar e manter muitos clientes.

Por essa razão, procure desenvolver o relacionamento pessoal já que seu negócio depende disso. Lembre-se que um instrutor pessoal precisa ser carismático, transmitir o conhecimento com confiança e ainda motivar os alunos a darem o melhor de si em cada aula.

3. Construa autoridade no assunto

Construir autoridade nada mais é do que ser respeitado dentro do segmento, ou seja, tornar-se referência quando o assunto for atividade física. A autoridade pode ser adquirida por meio da divulgação de seus conhecimentos, seja na internet por meio das redes sociais e sites, ou em eventos científicos.

Quando o nome do profissional é referência, o número de clientes que procuram o serviço vai ser maior. Por isso, a partir do conhecimento adquirido, procure compartilhar o máximo de informações e mostre domínio da sua profissão.

4. Dedique-se ao marketing pessoal na internet

O marketing deve ser um dos principais aliados de um personal trainer. É por meio das ações de comunicação que o nome do professor se torna conhecido, e onde é possível também se tornar uma autoridade no assunto.

Livro Instagram Fitness

As redes sociais, por exemplo, são espaços em que o personal pode produzir conteúdos rápidos, dar dicas de saúde e manter um relacionamento mais próximo com alunos e com o público em geral. Além disso, por meio da divulgação em canais como Facebook e Instagram, é possível angariar mais clientes e firmar parcerias que são benéficas para a carreira do profissional.

Os sites também são ótimos espaços para a divulgação do conhecimento e do trabalho. Diferente das redes sociais, os sites permitem o marketing de conteúdo que, brevemente, pode ser entendido como uma forma de consolidar a marca por meio da produção de conteúdo relevante para o público. Esse canal também permite maior detalhamento da metodologia de trabalho e outras informações que interessem aos clientes.

Outra opção que pode ser interessante também são os canais do YouTube. Na plataforma, você pode dar dicas em vídeo e falar de assuntos como saúde e bem-estar e ter uma boa visibilidade.

5. Construa uma carteira de clientes

Para quem está começando, encontrar clientes pode ser um verdadeiro desafio, principalmente devido à falta de conhecimento das outras pessoas dos serviços prestados por você. É importante ter em mente que, além da divulgação e do marketing construído, o trabalho do personal envolve pessoas e, como sabemos, pessoas são movidas, muitas vezes, por indicação.

Por isso, é importante manter uma relação de confiança com os alunos, uma vez que ao ter ciência dos resultados obtidos com o treinamento e do estabelecimento de uma relação de respeito, há uma grande chance de esse aluno indicar as suas aulas para os amigos.

Você também pode conseguir alunos divulgando o seu trabalho em eventos, academias e distribuindo cartões de visita. É importante lembrar que é preciso criar uma identidade única para todo material de divulgação.

6. Defina seu preço

O preço por aulas com um personal trainer varia muito no Brasil devido à localização, experiência e até mesmo visibilidade do professor nas redes sociais.

Para definir seu preço, procure se aproximar do padrão cobrado pelos demais profissionais da mesma cidade e com experiência parecida e, com o tempo, estabeleça qual o valor você acha justo para seu trabalho e quantas horas você quer trabalhar para atingir um salário que, no fim do mês, seja gratificante.

7. Faça um cronograma

No começo da carreira, pode parecer vantajoso ocupar todos os horários do seu dia, fazendo jornadas de 14 ou mesmo 16 horas de trabalho. Mas, a longo prazo, essa rotina pode ser desgastante e prejudicar a sua saúde.

Para não fazer confusão e ter uma vida saudável, estabeleça um cronograma com as horas que você pretende trabalhar para atingir seus objetivos, deixando horários para se exercitar, comer, estudar e desenvolver algum hobby. Também faça um planejamento de quantas horas você trabalha agora e o quanto deseja trabalhar daqui a 5 anos, por exemplo.

Quanto custa para montar um box orçamento a partir de R$30mil

Agora que você já sabe como ser personal trainer, coloque essas dicas em prática e conquiste uma carreira de sucesso!

Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de assuntos relacionados, assine nossa newsletter e receba primeiro todas as novidades!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *