Dicas práticas: como escolher um coach para treino no seu box?

O treinamento de força aliado ao condicionamento físico é uma modalidade que tem tido cada vez mais adesão dos praticantes de atividade física e amantes da vida saudável. Nos últimos cinco anos houve um aumento de 50% no número de boxes no Brasil que oferecem essa modalidade. Hoje já somam milhares unidades em todo o país.

Entrevista com Nelsinho Head Coach

Este tipo de treinamento é baseado em movimentos funcionais com alta intensidade e proporciona uma adaptação física completa no praticante, o que chama cada vez mais atenção no cenário fitness. Por isso, escolher bons profissionais é fundamental para o sucesso.

Consultoria de treinos online

Se você pretende abrir um box de treinamento funcional e não sabe quais critérios adotar para a escolha de um coach para treino, este artigo é para você!

Vamos dar dicas práticas de como escolher os melhores coaches para o seu box e como esses profissionais podem agregar ainda mais valor no seu negócio. Confira!

Escolha profissionais com a formação correta

O coach — ou treinador, em português — é a pessoa que vai orientar e dar aulas no seu box e, por isso, é importante que você tenha atenção redobrada na hora de escolher.

A primeira coisa que você deve observar é se o candidato a coach tem a formação mínima exigida. Apesar de alguns boxes também trabalharem com treinadores que são fisioterapeutas, é mais comum a contratação de profissionais com graduação na área de educação física para a orientação em exercícios funcionais. A formação nesta área permite que o treinador tenha maior vivência em rotinas voltadas ao exercício físico.

No entanto, apenas o curso de graduação pode não ser suficiente. Por isso, dê preferência a treinadores que possuam especialização ou pós-graduação na área, seja lato sensu ou stricto sensu, e/ou alguma vivência em box de treinamento de força.

E não se esqueça de verificar se o coach possui registro ativo no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Profissionais que atuam sem esse registro podem ter o diploma cassado ou até mesmo serem presos.

Exija a capacitação do coach para treino em boxes

Os coaches que atuam em boxes de programas de condicionamento físico devem ter uma certificação emitida pela empresa norte americana que idealizou esse tipo de treinamento. A capacitação dos treinadores é feita por meio de níveis que vão de 1 a 4. A escolha dependerá da necessidade do seu box e dos alunos.

Nível CF-1

É o nível básico para oferecer treinamento funcional. Neste nível, estão inclusas aulas sobre o assunto, treinamento de alguns movimentos da atividade e técnicas para ministrar aulas em boxes. Para maiores informações acesse nosso post mais acessado do Blog: Como obter a Certificação Level 1

Como obter a Certificação Level 1 do crossfit

certificado level1 crossfit

Quem deseja aprimorar-se mais e se tornar um coach para treino com uma capacitação maior deve buscar o nível CF-2.

Nível CF-2

Para ser capacitado como coach nível CF-2, o requisito é ter feito o nível CF-1 e recomenda-se ter pelo menos seis meses de prática dessa modalidade em boxes.

Neste nível, que é considerado intermediário, são reforçados os conteúdos aprendidos no nível anterior, além de um aprimoramento da metodologia dos treinos funcionais e da criação da programação de exercícios de acordo com cada aluno. Também há o treinamento das habilidades de liderança para o desenvolvimento do profissional como coach.

Nível CF-3

Ao atingir este nível, o coach já é um treinador capacitado na modalidade e acumula, no mínimo, 750 horas de aula ministrada em box de treinamento funcional, além de ter tido resultado satisfatório na prova de conhecimento.

Para quem deseja um professor experiente, o ideal é utilizar esse nível como referência. O profissional CF-3 costuma apresentar competência e conhecimento para treinar os alunos de forma eficiente e segura.

Nível CF-4

Mais alto nível de capacitação, o treinador CF-4, assim como o CF-3, acumula uma vasta bagagem de experiência. O nível é obtido por meio de uma avaliação que consiste em outros coaches CF-4 analisarem a capacidade do novo treinador para atuar na área. É preciso também que ele possua pelo menos 1500 horas de treinamento em preparação física em geral e mantenha os certificados CF 1, 2 e 3 ativos.

Cheque todas as referências

Além do registro no Conselho Regional de Educação Física e da certificação em treinamento de força e condicionamento físico, é muito importante que quem deseja contratar um coach de treino para o box cheque as suas referências.

Sonho montar academia box crossfit

Começando pelas referências profissionais, procure se informar sobre os lugares onde esse treinador já atuou e se já trabalhou ou ainda trabalha em algum box. Em caso positivo, não se esqueça de checar a reputação do estabelecimento.

Sempre que possível, consiga referências pessoais sobre o coach, já que ele vai atuar diretamente com os alunos do seu box. Se possível, faça uma entrevista ao lado de um psicólogo para que ele possa avaliar o comportamento e sua capacidade de se relacionar com outras pessoas. Os alunos devem ver o coach como um amigo em quem possam confiar os seus objetivos de treinamento.

É extremamente relevante também observar se o coach tem habilidade de liderança e sintonia com os alunos. O treinamento de força aliado ao condicionamento é uma modalidade que envolve dedicação e superação dos desafios.

Exercícios físicos: os melhores na prática do treino funcional

Um bom coach saberá motivar seus alunos a superar suas dificuldades e, por ter uma relação próxima, incentivará cada vez mais seus resultados melhores. O coach que está em sintonia com os alunos poderá também indicar melhores exercícios, pois conhece exatamente os objetivos dos seus alunos.

Lembre-se também de que o sucesso do seu box depende de outros fatores. Depois de escolher coaches capacitados, invista em buscar parcerias com outros profissionais que tenham afinidade com o seu negócio. A escolha de nutricionistas, fisioterapeutas, fornecedores de lanches saudáveis, entre outros, são fatores muito bem-vindos, podendo fidelizar clientes e ajudá-lo a se consolidar no mercado.

abra seu box de treinos

Observando todos esses critérios, a chance de encontrar bons profissionais para compor seu time será muito maior e, consequentemente, mais elevadas serão as chances do seu empreendimento dar certo!

Agora que você já sabe como escolher um coach para treino no seu box, dê o próximo passo! Informe-se mais sobre a modalidade de treinos funcionais e abra o seu box com confiança.

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.