Fitness e wellness: conheça esses conceitos e use-os em seu box

Existem as mais diversas motivações que levam pessoas a praticar atividade física. Da mesma forma, variam os objetivos de cada atleta amador e a forma como eles lidam com cada exercício.

Em um box, dois tipos de pessoas mais comuns: o fitness e o wellness. Por isso, em nosso artigo de hoje, vamos te mostrar os principais contrastes entre eles e como você pode usar essa diferença para melhorar a qualidade da atividade dos seus alunos. Confira!

Sonho montar academia box crossfit

Diferença entre fitness e wellness

Pessoas que buscam o estilo fitness têm como um dos principais objetivos uma boa composição estética, o que chamamos de dimensão biológica. No fitness, o condicionamento físico, aumento de força e resistência muscular são prioridades. O fitness busca o equilíbrio entre a dedicação para ter um corpo malhado e o prazer de realizar a atividade.

Wellness, em tradução para o português, significa bem-estar. É esse o principal objetivo da modalidade: conseguir a melhor qualidade de vida possível. Apesar de possuir algumas características do fitness, são objetivos e ideias diferentes, já que um prioriza o bem-estar e a qualidade de vida e o outro, a estética.

abra seu box Nelsinho

Coach Nelsinho, ele é proprietário de 3 Boxes em Floripa

Treinos de acordo com o estilo do aluno

Até pouco tempo atrás era comum que qualquer pessoa que entrasse em uma academia fosse rotulada como “maromba”, como se existisse apenas um propósito: desenvolver músculos no corpo. Isso acabava por limitar o público a uma parcela restrita demais, fazendo com que pessoas com outros objetivos migrassem para atividades diferentes.

Porém, essa situação mudou. As pessoas — e os educadores físicos — já entenderam que existem diversos objetivos que levam alguém a escolher uma atividade, por exemplo, um treinamento funcional ou musculação. Por isso, conversar com o aluno e entender o real objetivo de ele estar no seu box trará grandes benefícios tanto para você quanto para o aluno.

No seu caso, será possível implementar um plano de treino que auxilie o aluno a atingir o objetivo desejado. Isso incentiva seus alunos a continuarem se exercitando no seu box, o que diminui a rotatividade. No caso do aluno, vemos a satisfação de poder realizar uma atividade física e de alcançar as metas propostas, além, é claro, de perceber uma melhora na qualidade de vida — essa atenção ao perfil contribui para a motivação e manutenção dos alunos.

Treinos fitness e wellness

Agora que você já sabe a preferência do seu aluno, dedique um tempo para personalizar o seu treino. Assim, você poderá estimular um desempenho satisfatório.

Em treinos fitness, cujo objetivo é o estético-corporal, exercícios mais pesados podem ser incorporados. O ganho de força e evolução com cargas, além das repetições, são importantes para atingir o objetivo. O aluno sabe — e gosta da ideia — que deverá se superar a cada sessão de treino para ter o corpo desejado.

Quanto custa para montar um box?

Já em treinos wellness, o foco é melhorar a qualidade de vida. Exercícios que trabalhem a flexibilidade, a força e capacidade cardiorrespiratória são boas pedidas. O que não é indicado é transformar os treinos em uma rotina muito intensa, que tire o prazer de fazer a atividade. Se, para o fitness, suar e se superar faz parte da rotina de treinos, no wellness isso é substituído pelo prazer de se exercitar.

Gostou deste artigo? Então confira o nosso glossário e descubra o significado de aqueles termos que você sempre ouviu, mas ficava com vergonha de perguntar!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *