O treino funcional para atletas: como ele ajuda os competidores?

Alto rendimento, maximização de potência e execução de movimentos com máximo de perfeição. Essas são algumas exigências dos atletas em suas respectivas competições. Para alcançá-las, é preciso dedicação, treinos e orientações corretas sobre o que fazer. Afinal, é preciso ter o mínimo de erro para conquistar seus objetivos.

Consultoria de treinos online

O treino funcional para atletas é uma das atividades mais indicadas e tem conquistado cada vez mais adeptos nas mais diversas modalidades. Você sabe por que esse treino faz tanto sucesso? Descubra aqui neste artigo a importância do treino funcional para ajudar os competidores, bem como a necessidade de um acompanhamento profissional nos treinos para esses profissionais.

Exercícios físicos: os melhores na prática do treino funcional

Treino funcional para atletas: suas vantagens

Não é à toa que o treino funcional está em voga. Ele traz uma série de benefícios a curto e a longo prazo para os atletas. Veja a seguir suas principais vantagens.

Estímulos diferenciados

Enquanto práticas como a musculação prezam pela repetição dos estímulos durante determinado tempo, o treino funcional possui uma dinâmica diferenciada.

Cada treino é único, mesmo que esteja focado em um mesmo objetivo a longo prazo. Por exemplo: é possível, com exercícios diferentes, melhorar explosão de saltos para atletas de vôlei.

Isso não só impede que o atleta se entedie a longo prazo, mas também ajuda corpo e mente, já que é preciso aprender a responder a estímulos diferentes em cada treino.

Possibilidade de treino em qualquer local

Como atletas viajam constantemente para competições, há sempre a preocupação de hospedagem em local próximo a uma academia de ponta. Isso gera, muitas vezes, custos elevados, com os quais boa parte dos profissionais não podem arcar. Ainda mais em um país em que poucos conseguem patrocínio para suas atividades.

O treino funcional pode ser feito em qualquer lugar: praia, parque, rua etc. Isso facilita para o competidor, que poderá continuar suas práticas enquanto estiver viajando.

Ganho de força e resistência

Esses são pontos caros para qualquer atleta, principalmente pelas exigências de alta performance. Jogos longos, lutas pesadas, enfim, práticas que levem a uma explosão de potência exigem muito do corpo.

Por isso é importante que o atleta se foque em ganho de força e resistência. Para isso, a prática do treino funcional é uma grande aliada.

Treino multiarticular

Enquanto a maioria dos treinos para alto rendimento focam em isolamento articular e muscular, o treino funcional é multiarticular.

Isso significa que o corpo é trabalhado como um todo. Afinal, nas práticas esportivas, a pessoa não irá trabalhar só quadríceps e panturrilha, por exemplo. O corpo inteiro trabalha de forma complexa e treiná-lo dessa forma favorece o rendimento.

Dessa forma você não sobrecarrega determinadas articulações, o que evita lesões graves que podem comprometer o profissional ou até mesmo afastá-lo do esporte.

Trabalho global

Muitos treinos focam em ganho de força e resistência. Isso é um erro. Um atleta não pode se dedicar apenas a isso. Há uma série de outros pontos que devem ser trabalhados, entre eles:

  • Melhora de coordenação motora;
  • Diminuição do tempo de resposta a um estímulo;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Estímulo da função motora global;
  • Realização de movimentos corretos de forma eficiente e harmoniosa;
  • Melhora do equilíbrio.

Esportes os quais o treino funcional ajuda

Atletas de quais esportes se beneficiam com o treino funcional? A resposta é: todos.

Surfistas, lutadores, jogadores de futebol, vôlei, corredores, ciclistas, tenistas, enfim, todos os profissionais podem e devem utilizar o treino funcional para melhorar seus rendimentos e conquistar seus objetivos.

Importância do acompanhamento para atletas

Deve-se ressaltar a importância de que os competidores tenham acompanhamento profissional nessa prática. Isso porque, apesar do risco minimizado de lesões, se comparado com outras atividades, ainda há risco de problemas caso o treino seja feito de forma inadequada.

Além disso, o profissional de educação física saberá indicar os melhores estímulos com foco no que você precisa de fato. Um treino para um jogador de vôlei não é o mesmo de um lutador de jiu jitsu. São práticas e necessidades diferentes que envolvem a performance de cada um.

consultoria treinos online

Quer mais informações importantes de treino funcional para atletas e rendimento? Faça uma consultoria online de treinos agora mesmo!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *