Que tipo de tênis usar para treino funcional e outros exercícios?

Você sabia que o tipo de calçado que você utiliza na hora de se exercitar influi diretamente no seu rendimento esportivo? Talvez você tenha conhecimento de que isso aconteça na corrida, mas saiba que isso também é verdade em qualquer outra atividade física que você venha praticar. Não sabe escolher o seu tênis de treino? Não se preocupe! Falaremos tudo sobre isso mais a frente!

Tenis crossfit

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Quais são os tipos de tênis de treino?

Como você já sabe, as lojas esportivas estão lotadas com os mais variados modelos de tênis para você comprar. A grande pergunta é: será que todos eles servem para a sua atividade física?

Tenis crossfit LPO

A resposta óbvia para essa pergunta é não. Mas, não podemos deixar de abordar com um pouco mais de detalhes os pontos positivos de alguns dos modelos mais comuns e como eles podem ajudar você a se tornar um atleta melhor. Confira! 

Tradicional de corrida

O primeiro tipo de tênis que vamos falar é o tradicional modelo para corridas. Esses modelos costumam ser leves e flexíveis, além de contarem com amortecedor na parte do calcanhar.

Todas essas características fazem com que esse calçado seja eficiente para quase todas as atividades aeróbicas. A razão para isso é que as suas articulações ficam protegidas e chance de lesão por uma torção ou outro “acidente” de treino se torna bem reduzida.

Sapatilha de treino

Essa “sapatilha” — note que esse calçado é praticamente idêntico a um tênis convencional — costuma ser mais “arrojada”.

A sola é mais rígida e, em praticamente todos os modelos, há uma pequena plataforma no calcanhar. Essa plataforma serve para ajudar a estabilizar todo o seu corpo no momento em que você efetua a execução de um exercício.

Normalmente, há um ganho na amplitude do movimento e uma maior facilidade para realizar exercícios complexos de levantamento de peso, como levantamento terra e arranco.

Tenis lpo levantamento peso

Esse tipo de calçado é ideal para atletas do levantamento de peso olímpico e para atletas que realizam movimentos com barra com frequência. Praticantes do treino funcional também podem se beneficiar desse calçado, mas nem sempre ele será o ideal.

Qual tênis escolher para o treinamento funcional?

Acima, nós abordamos dois dos modelos de tênis mais tradicionais que podem ser facilmente reconhecidos pelo público geral. Contudo, é preciso informar que dentro desses dois extremos existem vários outros tipos que podem ser ideais para a sua atividade.

Um exemplo bem claro são os novos tênis que costumam ter um “perfil” mais equilibrado. Eles são maleáveis e leves, mas, em muitos casos, possuem um solado uniforme e ligeiramente mais firme que os calçados voltados para a corrida.

Esses modelos são indicados para os praticantes de treino funcional e até mesmo para os praticantes de musculação, pois conseguem abranger uma boa performance em vários exercícios sem fazer o comprometimento da saúde do atleta.

Marcas como Rebook e Nike já possuem tênis com essas características e podem ser facilmente encontrados no mercado. Alguns dos modelos que podemos citar das respectivas companhias são: o Nano 6.0 (Rebook) e o Train Prime Iron (Nike).
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Lembrando que você não precisa, necessariamente, optar por esses modelos, apenas leve em conta as características que foram citadas na hora da sua escolha. Outros detalhes como tipo de pisada e material de cada tênis não foram citados pela grande variação de opções e de termos técnicos.

Se tratando de outros exercícios físicos como corrida ou caminhada, basta optar por um bom modelo com sola amortecedora. Na maioria dos casos, o modelo “tradicional” já é o suficiente para a prática dessas atividades físicas.

Esse foi o nosso artigo de hoje sobre o tipo de tênis de treino funcional e para outras atividades! Ficou com alguma dúvida? Faça uma consultoria de treinos com a gente!

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