5 dicas para reter alunos em seu box

As academias, normalmente, possuem um publico muito sazonal, que cresce no verão — durante o período de férias e de fim de ano — e que decai bastante durante o outono e inverno. Porém, os gastos para manter o empreendimento não variam da mesma forma.

Entretanto, ao contrário do que se pensa, investir na fidelização de alunos mais antigos pode ser uma solução muito mais eficaz do que gastar com publicidade para atrair novos alunos.

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Os alunos que costumam abandonar os treinos durante os períodos mais frios são aqueles que não encaram a academia como parte de sua rotina. Desse modo, aplicar estratégias para mantê-los sempre satisfeitos e motivados pode ser a chave para evitar as evasões ao longo do ano.

Assim, apresentaremos algumas dicas nesse post para que você aprenda a reter alunos em sua academia. Continue lendo e saiba como colocá-las em prática!

1. Invista em campanhas de marketing efetivas

Campanhas de marketing, além de atrair novos alunos, podem ser voltadas para reter alunos já matriculados. Por meio de sites, blogs e páginas nas redes sociais você poderá manter seus alunos sempre “próximos”, mesmo quando estes não estão na academia, criando um vínculo entre você e seus clientes.

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Mas, para que a resposta desse estilo de marketing seja positiva, é importante investir em conteúdo digital relevante, para que o leitor realmente sinta que está recebendo algo ao consumir esse tipo de produto.

2. Proporcione um ambiente agradável para reter alunos

Quando estamos em um ambiente agradável, tranquilo e confortável, algumas atividades acabam sendo executadas sem que percebamos o tempo passar. Com a academia essa lógica não é diferente.

Deixe a academia sempre limpa, com odor agradável e observe se as cores do local são adequadas para esse tipo de atividade (Marketing Sensorial). Outra dica é se atentar para a música ambiente. Invista em equipamentos de som de qualidade e evite manter a música muito alta para proporcionar mais bem-estar durante o treino.

3. Promova atividades coletivas e eventos

A academia não é apenas um ambiente para se exercitar. Para muitos, esse também é um local para socialização e compartilhamento de interesses comuns.

Promover atividades e eventos que favoreçam a interação entre os alunos é uma maneira de mantê-los sempre por perto. Oferecer aulas coletivas (aulões) é uma ótima opção para proporcionar essa interação. Outras sugestões são as aulas ao ar livre, formação de grupos para prática de atividades específicas e comemoração de datas festivas.

4. Ofereça benefícios diferenciados

Ao oferecer vantagens aos seus clientes, um sentimento de retribuição é automaticamente gerado, colocando-os em uma posição na qual fica “impossível” recusar a oferta.

Oferecer benefícios para clientes mais antigos é uma forma de fidelizá-los e retê-los na academia. Para isso, você pode presenteá-los com pequenas lembranças em seus aniversários ou até mesmo fazer parcerias com empresas próximas ao seu estabelecimento para oferecer mais vantagens aos seus clientes.

5. Dê atenção à opinião dos seus clientes

A opinião dos alunos nunca deve ser deixada de lado. Faça pesquisas de satisfação para que os alunos lhe mostrem o que está positivo e o que pode ser melhorado no ambiente da academia. Solicite sugestões e deixe os alunos à vontade para manifestar suas frustrações.

Essa atitude transmite confiança e fortalece o relacionamento entre você e o cliente. Além disso, todas as possíveis melhorias implementadas em seu negócio serão mais assertivas, já que houve uma pesquisa prévia para guiar essas modificações.

Livro Instagram FitnessReter alunos em sua academia não é uma tarefa fácil, pois a motivação dos alunos deve ser constante.

O que você tem feito para motivar os seus alunos? Além das dicas mostradas aqui, você aplica alguma outra estratégia para manter seus clientes antigos sempre satisfeitos? Confira nosso curso online de Marketing Digital focado na área Fitness & Nutrição e receba mais dicas valiosas sobre o assunto!

 

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