A importância de fazer o licenciamento da marca Crossfit
Antes de ir atrás da abertura de um box de Crossfit, é necessário pesquisar e aprimorar informações a respeito desse processo, para que seja possível garantir a prática dessa modalidade esportiva. Por ser um dos treinos que mais fazem sucesso nos dias de hoje, diversos estabelecimentos buscam a abertura de seu próprio box.
O que muitos ainda desconhecem é que, na prática, abrir um box não é tão simples quanto abrir uma academia. É preciso estar disposto, pois muitos passos são necessários para abrir o tão esperado box de Crossfit de forma correta. Entenda melhor:
Por que há a necessidade de licenciar a marca?
O Crossfit é, além de uma modalidade esportiva, uma marca. Isso significa que seu nome foi criado e que ele tem um dono. Por isso, todos os interessados em abrir um box de Crossfit devem ter o licenciamento da marca, ou seja, a permissão oficial para que uma filial possa ser aberta.
Existe um site onde é possível encontrar todos os estabelecimentos cadastrados e que têm permissão oficial para terem uma filial, ou seja, apenas os estabelecimentos regulares e certificados aparecem no mapa. Os que não aparecem estão operando de forma irregular e não podem ser considerados Crossfit de fato.
Qual é a diferença entre Crossfit e “tipo Crossfit”?
As academias que não possuem o licenciamento para operar um treinamento de Crossfit, ou até mesmo professores de educação física ou personal trainers que passam partes dos treinos junto a outros exercícios utilizando o nome da marca, não deveriam usá-lo de forma alguma.
Existe um aprimoramento técnico, de estudo e prática, que é passado para os treinadores oficiais da marca Crossfit. Chamado de Level 1, ele é é composto de uma série de rigorosos exercícios minuciosamente estudados. Cuidado! Quem não conhece esses estudos e práticas pode estar colocando em risco a saúde dos atletas.
O que é o Certificado Level 1?
O Certificado Level 1 é um programa de capacitação profissional para os treinadores de Crossfit. Ele trata com seriedade a questão da educação em fitness e prima pela evolução técnica e educacional de seus treinadores. O Level 1 inclui treinamento e exercícios, e a metodologia é passada de tal forma que todas as filiais da marca Crossfit treinem igualmente seus atletas e compartilhem da mesma filosofia.
Entretanto, apenas possuir o certificado não te da permissão para abrir uma filial. Além dessa capacitação, é necessário escrever uma carta de intenção, licenciar o nome e ser aprovado pela Crossfit HQ (matriz da marca). Somente assim, seu nome aparecerá no mapa oficial. Depois disso, você estará licenciado e pronto para abrir um estabelecimento oficial.
Qual é a importância do licenciamento?
A importância da oficialização da marca Crossfit existe por um simples e importante motivo: qualidade. Qualquer problema originado por estabelecimentos não oficiais podem comprometer a credibilidade dos oficiais que se esforçam para funcionar de forma regular e que passaram por todas as etapas burocráticas. Valorizar a qualidade do serviço oferecido deve ser primordial para quem deseja passar adiante os ensinamentos de uma marca e atender com seriedade seus clientes.
A qualidade de treino que você busca deverá ser equivalente à qualidade do treino que você recebe. Isso significa que, dos dois lados, tanto de quem deseja abrir uma filial, como de quem procura um estabelecimento oficial, a qualidade e confiabilidade deverão ser totais. Dessa forma, um maior valor será dado aos que se preocupam com o bem-estar e com a saúde dos integrantes do Crossfit de um modo geral.
Passo-a-Passo: Como fazer a Afiliação e Licenciamento da marca Crossfit
- Aplicação no site
Preencha com informações necessárias e uma pequena redação. Explique o que CrossFit significa para você, por que você quer se tornar um afiliado da marca CrossFit, e qual seu objetivo de ser uma filial. O texto não precisa ser longo, mas deve ser do seu coração. - Localização
Fale a localização do seu box, conte o pouco do lugar que será praticado os exercícios de Crossfit e a estrutura. - Pagamento
Precisa do pagamento para o seu primeiro ano como um afiliado CrossFit, que é US$ 3.000 por ano. - Termos de licença
Assinar o contrato de licença anual. - Concluído 🙂
Parabéns! Você é uma filial oficial.
Outro passo informal é educar-se e tornar-se uma parte da comunidade Crossfit. Isso pode acontecer de muitas maneiras. Fazer os exercícios e postar seus resultados para os comentários de WOD, junte-se as mensagem do Board, assinar e ler o Jornal do CrossFit, chegar a um seminário, e fazer amigos e visitar outras filiais.
Requisitos mínimos para ser afiliado da Crossfit
- CrossFit Nível 1 Certificado
É exigido um candidato pelo menos ter um Certificado Nível 1 titular antes de aplicar para filiação. Eles oferecem os Cursos de Certificado de Nível 1 várias vezes por ano. Verifique o link para mais informações. - Site
Uma vez que você é afiliado, você precisa ter um site funcionando para conectar com o site da CrossFit. Este é o principal veículo de promoção você, necessário ter um bom site. Não registre um domínio com o nome CrossFit nele até a sua aplicação de afiliado tenha sido aprovada! Lembrando que CrossFit é uma marca comercial licenciada e seu uso sem a autorização deles é ilegal. Veja o site com Checklist para informações mais detalhadas.
Podemos ajudar você com tudo isso! Faça já sua pré-inscrição no curso ABRASEUBOX.com.br (número de participantes limitado!) onde ensinamos e aplicamos na prática o passo-a-passo:
E você, leitor, já sabia do uso do licenciamento do Crossfit? Conte para a gente nos comentários!
Dicionário de Treinos Gratuito!
48 Comentários