Após uma lesão, em quanto tempo se pode voltar a treinar?

Para quem está habituado a se exercitar regularmente, ficar um tempo sem praticar atividades físicas por conta de uma lesão pode ser bastante complicado. Permanecer em casa enquanto os colegas vão correr, pedalar ou jogar uma pelada faz com que muitas pessoas busquem voltar a treinar antes de se recuperar totalmente do trauma da lesão.

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Porém, saiba que voltar a treinar exige alguns cuidados para que a lesão não acabe por se tornar ainda mais grave! Pensando nisso, no post de hoje, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura!

Estou lesionado, e agora?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que as lesões são coisas sérias! Elas são a forma com a qual o seu corpo soa o alarme de que as coisas não estão de acordo.

O primeiro passo é procurar um auxílio profissional — afinal, apenas um especialista poderá averiguar a gravidade da lesão e a melhor maneira de tratá-la. É ele, também, quem vai dar o aval de quando você poderá voltar a treinar, sem nenhum tipo de riscos, o local que foi afetado pela lesão.

Posso voltar a treinar outras partes do corpo que não estão lesionadas?

A resposta é… depende!

Primeiro, é preciso entender que estar lesionado não significa necessariamente parar de treinar, e sim, malhar apenas as áreas que não estejam machucadas — desde que isso não atrapalhe a recuperação da sua lesão e seja consentido por um profissional.

Nesse sentido, possuir uma lesão no membro inferior, por exemplo, não impede que você possa continuar treinando os membros superiores e vice-versa.

Quando vou poder treinar normalmente?

Você deverá voltar a treinar normalmente quando não sentir mais nenhum tipo de dor na área que estava com a lesão. Inclusive, há uma regra que diz que, quando você achar que já está 100% recuperado da lesão, espere mais uma semana para voltar aos treinos!

O cuidado deve ser grande porque muitas pessoas acabam voltando a treinar mais cedo do que deveriam, devido à ansiedade de se exercitar. Isso, por sua vez, pode fazer com que uma lesão simples acabe se tornando um bicho de sete cabeças, levando a complicações maiores e, consequentemente, a mais tempo longe da rotina de treino.

Então, a dica é: não insista! Espere o tempo adequado e, no caso de qualquer dúvida, procure a ajuda de um profissional.

Que cuidados devem ser tomados após a lesão?

Enquanto estiver afastado dos treinos, é possível tomar alguns cuidados que vão agilizar o processo de recuperação. Eles farão com que a volta aos treinos seja mais fácil e mais rápida. Separamos algumas delas para você:

Procure métodos alternativos

Além de consultar médicos e procurar fisioterapeutas, você também pode buscar tratamentos alternativos, tais como pilates e treinos funcionais.

Respeite seu corpo

Lesão é coisa séria, e seu corpo precisa ser respeitado. Dessa forma, faça apenas exercícios que forem adequados para o momento em questão e mantenha sempre a disciplina.

Escute o que o seu corpo tem a dizer! Se você está voltando para o seu treino e sente dor e desconforto na área lesionada, apenas pare. Não continue forçando, pois isso vai apenas piorar e prolongar a situação.

Ouça seu treinador

Pode parecer óbvio, mas o seu treinador está ao seu lado justamente para garantir que você não esteja fazendo os exercícios — sejam eles quais forem — de maneira errada. O papel dele é dimensionar os treinos para que sejam apropriados para o seu corpo, especialmente você estiver voltando a treinar depois de um tempo parado. 

Por meio da leitura deste texto, com certeza ficou mais fácil compreender o que deve ser feito quando uma lesão for adquirida, bem como quais os cuidados que devem ser tomados antes de voltar a treinar a área lesionada, não é mesmo?

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Gostou do post de hoje? Está se recuperando de uma lesão e querendo voltar a treinar? Ou, então, sente dores nos treinos? Seja qual for seu desconforto, não deixe de agendar uma consulta de osteopatia para averiguar corretamente a situação!

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