7 PASSOS PARA TER SUCESSO NA OBRA DO SEU BOX

Neste artigo, quero trazer para você, 7 passos simples e essenciais para iniciar suas obras e não ter dor de cabeça. Garanto que, ao seguir o que vou descrever, suas chances de obter sucesso estarão ampliadas, pois meus argumentos são baseados na experiência que acumulei em projetos de academias concluídos nas cidades de São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG, nos últimos anos.

1 – CONTRATE UM ARQUITETO

planta box de crossfit

Pode parecer óbvio, mas não é a prioridade de muitos proprietários de boxes pelo Brasil. Um arquiteto pode ajudar bastante, desde a escolha do imóvel até onde vai ser colocada a última lâmpada. O Projeto Arquitetônico é seu planejamento. Sem um planejamento, os erros são maiores – o que gera despesas que não estavam previstas no início. Assim ajuda na sua planta do seu box.

A partir do projeto, orçamos a compra do material adequado e na quantidade certa, o que evita o desperdício e resulta em economia no custo final da obra. Nas reformas, avaliamos a estrutura que pode ser mantida e a que precisa ser renovada ou removida. Além disso, com um arquiteto envolvido, naturalmente a reforma é mais valorizada.

2 – LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL

 

escolha do local box de crossfit

Uma má localização pode dificultar a angariar novos alunos. Uma boa localização, além de vitrine dos seus negócios, é primordial para atrair novos alunos e, também, fidelizá-los. Além disso, é sempre bom contar com um estacionamento próprio ou parceiro nas proximidades. Caso o imóvel seja afastado das áreas centrais, é possível contar com locais para estacionamento na própria rua. Enfim, os imóveis ideais são próximos de:

  • Centros corporativos: funcionários de empresas buscam atividades físicas antes do trabalho, na hora do almoço e no início da noite. Como as aulas coletivas de CrossFit têm duração máxima de 60 minutos, elas se encaixam no dia a dia corrido dos trabalhadores;
  • Faculdades e escolas: professores e alunos podem usar intervalos e horários livres para praticar;
  • Praças públicas e pistas de corrida: atraem público com interesse em atividades físicas.

Leia também como escolher o local para seu Box

3 – VERIFICAR SE É PERMITIDO INSTALAR UMA ACADEMIA

Algumas regiões são exclusivamente residencias e não permitem o uso do imóvel para atividades comerciais de nenhuma natureza. Outras permitem o comércio, mas somente de algumas atividades específicas. Ainda, outras regiões são exclusivamente industriais.

Academias são locais de vai-e-vem de pessoas e emissão sonora (no caso do CrossFit, mais ainda, por conta das barras jogadas no chão). Algumas convenções de condomínio (caso a loja esteja localizada em um edifício) não permitem a instalação de academias. Antes de fechar o contrato de locação, peça à imobiliária toda a documentação pertinente e proceda à análise (muitas vezes, você precisará, inclusive, de assessoria jurídica).

4 – CONSTRUIR OU REFORMAR

construir box de crossfit

 

Alguns clientes me perguntam se não vale a pena alugar um lote e construir do zero, se fica mais barato do que fazer uma grande reforma num imóvel nada adequado à prática. A resposta é: algumas vezes sim, mas só em raros casos, quando você não tem pressa nenhuma em inaugurar o seu estabelecimento.

Construir do zero implica na elaboração de Projeto Legal, aprovação na Prefeitura e órgãos competentes, emissão de alvará de construção etc. Como vivemos num país burocrático, onde nunca sabemos o prazo de conclusão de certos processos, é melhor optar por um terreno com galpão instalado ou loja já existente.

A dica é achar o imóvel mais próximo do ideal, de acordo com os seus propósitos, para iniciar a obra e fazer apenas as adequações necessárias para começar a funcionar. Outro ponto importante é solicitar carência e desconto no valor do aluguel, em razão das melhorias que serão feitas no imóvel. Peça ao seu arquiteto que elabore um memorial descritivo para ser entregue ao proprietário do imóvel / imobiliária no ato da referida solicitação.

Com o imóvel selecionado e as chaves em mãos, seguimos para o projeto do box em si, com o programa dividido entre a área de treino e as áreas sociais/administrativas.

5 – ÁREA DE TREINO

(Imagem: A área de treino da CrossFit Imbátivel (São Paulo-SP) ilustra bem o que é um espaço organizado e livre)

A área de treino da CrossFit Imbatível (São Paulo-SP) ilustra bem o que é um espaço organizado e livre

Essa é a área mais importante do seu box e deve ser a mais confortável possível, pois vai abrigar seus alunos e funcionários. Abaixo, alguns pontos de destaque:

  • Livre de pilares e degraus: a área de treino deve ser a mais livre possível de obstáculos, para evitar acidentes com os alunos e facilitar a visualização destes pelos instrutores, durante a prática das atividades;
  • Pé-direito duplo: necessário para instalação de cordas e argolas;
  • Tipo e localização da gaiola: é melhor instalar uma gaiola de agachamento/pull-up na parede, ao invés de uma no centro do box, pois isso integra o salão e permite maior flexibilidade de uso;
  • Áreas periféricas: é onde devemos armazenar os demais equipamentos que são usados no dia a dia do box (dumbells, kettlebells, medicine balls, barras olímpicas, anilhas abmats, speed ropes, plyo boxes, remos etc);
  • Localização do relógio e do quadro: devem ser instalados em um ponto que é visto com facilidade de todos os lugares da área de treino. Normalmente, não é fácil achar esse lugar e, portanto, gaste um tempo nisso. O relógio e o quadro orientam as atividades dos instrutores e alunos. Afinal, ninguém quer se planejar errado e não terminar o WOD antes do TIME CAP;
  • Iluminação: deve ser forte e branca. Durante a prática, os alunos precisam de precisão e percepção clara do espaço.

6 – ÁREA SOCIAL / ADMINISTRAÇÃO

Texto abaixo da imagem: A recepção da CrossFit BH 3 – Unidade Mangabeitas possui um grande balcão de atendimento para duas secretárias

A área de estar dos alunos da CrossFit BH 3 – Unidade Mangabeiras possui todos os atributos necessários para o conforto dos alunos

Alguns pontos básicos sobre a distribuição das seguintes áreas:

  • Recepção: deve ter um espaço para que um acompanhante de aluno ou visitante possa aguardar até o término do treino; o balcão da(s) secretária(s) deve ser amplo e ter um apoio para que o aluno possa preencher cheque ou ler contrato; deve estar preservada do barulho advindo da área de treino, para que seja possível atender telefonemas e conversar com futuros alunos que visitam a unidade para obter informações;
  • Lockers: os armarinhos devem estar em um trecho entre a área de treino e a área social. Às vezes, no meio do treino, os alunos precisam, por exemplo, buscar um meião para subir a corda. É preciso estar no raio de visão de todos para evitar troca de pertences entre os alunos ou, até mesmo, furtos.
  • Bebedouros: entre a área de treino e os vestiários, para que os alunos possam se hidratar antes, durante e depois dos treinos.
  • Vestiários: é a segunda área mais importante do seu box. Segundo o fundador da modalidade, Gleg Glassman, a limpeza e o cuidado com esse recinto refletem o quanto você se importa com os seus alunos. Os vestiários devem ser claros, fáceis de limpar e com número adequado de lavatórios, vasos sanitários e chuveiros, para evitar filas e gerar maior conforto aos alunos que têm horário para entrar no trabalho / ir para casa. É bom investir em grandes espelhos, pois são locais onde os alunos tiram fotos antes e depois dos treinos e divulgam sua localização e qualidade das instalações;
Texto abaixo da imagem: A recepção da CrossFit BH 3 – Unidade Mangabeitas possui um grande balcão de atendimento para duas secretárias

 A recepção da CrossFit BH 3 – Unidade Mangabeiras possui um grande balcão de atendimento para duas secretárias

  • Estar dos alunos: área onde os alunos aguardam pelo próximo treino. Deve ser amplo, possuir locais para relaxar e tomadas para carregar celulares. Alguns boxes também deixam equipamentos de mobility à disposição e instalam televisões para distrair os alunos. Entretanto, o que não pode faltar é a vista para a área de treino, onde é possível ver a aula anterior e iniciar suas estratégias para a próxima;
  • Administração / Copa de funcionários: essas áreas devem estar preservadas dos ruídos provenientes das áreas de estar e de treino. Os funcionários precisam de um lugar para tomar um café e relaxar nos horários vagos sem a intromissão de alunos. A administração deve estar em local mais reservado ainda, pois é onde o proprietário faz suas ligações, contas e toma decisões estratégicas sobre o futuro do box. A possibilidade de enxergar o que acontece na área de treino também é desejável.

Arquiteto contratado, imóvel alugado, uso permitido, projeto perfeitamente setorizado e aprovado. É tudo? Não! Agora vem um último passo para que tudo que você planejou vire realidade.

7 – CONTRATE UMA EMPREITEIRA/CONSTRUTOR

Muita gente contrata vários profissionais avulsos para tocar suas obras tendo como argumento a economia. Falo com propriedade, pois muitos clientes meus já agiram dessa forma. Entretanto, preciso discordar. Por quê? Normalmente, contratar profissionais avulsos em obras de maior porte gera mais transtornos e atrasos do que vantagens econômicas.

Ao contratar uma empreiteira/construtora, você consegue prever com maior facilidade o valor exato que irá gastar, haverá cronograma de trabalho que deverá ser observado e otimizará o tempo de execução da obra, além de serem estabelecidas multas contratuais em caso de atrasos, descumprimentos de obrigações, dentre outros. Uma dica é consultoria Abra Seu Box também para te auxiliar em todo processo.

Montar box

CONCLUSÃO

Por ser uma modalidade nova e mais cara que uma academia comum, o público que procura montar seu box tem exigências e necessidades de academias de luxo. Já se foi o tempo em que não davam importância para as instalações e vestiários.

Esteja bem assessorado e busque fazer um excelente projeto para montar seu box de CrossFit. Este é um diferencial que todo proprietário deve buscar. Vamos trabalhar juntos no seu próximo projeto?

Daniel Carvalho é arquiteto e praticante da modalidade desde 2011
www.danielcarvalhoarq.com
contato@danielcarvalhoarq.com
+55 31 99652 2069

Dicionário de Treinos Gratuito!

1 Comentário

  1. Maria Do Perpétuo Socorro Ferreira Teixeira

    Bom dia! Você tem como me enviar essa materia sobre como montar seu box?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.