Batata doce: Aproveite os benefícios

Quando pensamos em batata doce, logo nos vem à mente receitas voltadas ao mundo fitness, porém a batata doce é um alimento com alta densidade nutritiva que deve fazer parte de qualquer planejamento alimentar que tenha como foco saúde e longevidade.

receitas diarias batata doce

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Em preparações salgadas, a batata doce pode substituir qualquer prato que tenha na sua composição batata inglesa, cará, inhame, mandioca e batata salsa. Já em preparações doces, por ter o sabor mais adocicado, pode ser usada para preparar shakes, biscoitos, mousse, bolos e cupcakes.

batata doce

A batata doce é uma raiz tuberosa capaz de armazenar diversos nutrientes e compostos bioativos que exercem ação antioxidante, anti-inflamatória, detoxificante, alcalinizante e anti-aging. Por ser fonte de carboidratos complexos e de médio índice glicêmico, contribui para redução do risco de desenvolver diabetes e obesidade. Um dos seus carboidratos é o amido resistente, o qual não é digerido pelo organismo mas sim utilizado pelas boas bactérias intestinais (efeito prebiótico). Este tipo de amido tem a capacidade de atrair moléculas de açúcar e gordura retardando a sua absorção. O amido resistente apresenta funções como: regulação intestinal, controle da glicemia, retardamento gástrico, controle do colesterol, proteção da mucosa intestinal, auxílio no tratamento de úlceras, prevenção de câncer intestinal e efeito prebiótico. Por ser um alimento prebiótico, a batata doce também tem a ação de estimular o sistema imunológico.

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Quantos aos tipos existentes, a batata doce é classificada de acordo com a cor da sua polpa que vai desde branca, passando por amarela, laranja, até a coloração arroxeada. A coloração prediz qual é o tipo de composto bioativo presente. A coloração amarela-alaranjada é devido a presença de betacaroteno, já a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas.

Na hora da compra da Batata Doce

Dê preferência às batatas com casca homogênea, lisa e sem rupturas. E sempre que possível, compre batatas e alimentos orgânicos.

Atenção! Mesmo consumido em baixas doses, o consumo frequente de agrotóxicos leva a um risco aumentado de várias doenças como: infertilidade, disfunção tireoidiana, disfunção sexual, depressão entre outros. Na literatura científica os sintomas mais fortemente relacionados ao consumo crônico são cefaléia crônica, tontura, fadiga, irritabilidade, insônia, depressão, ansiedade e formigamentos nas mãos e pés.
Por isso, consumir alimentos orgânicos, livres de resíduos de agrotóxico e certificados por órgãos de regulação e controlo de qualidade deve ser visto como prioridade.
Com certeza na sua cidade existem produtores agroecológicos, lojas e restaurantes que vendem somente produtos orgânicos.

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Pré-preparo da Batata Doce

Antes de cozinhar a batata-doce, lave-as, com o auxílio de uma escovinha própria para alimentos, retirando toda a sujeira externa.

Como cozinhar a Batata doce

Saber como cozinhar a batata doce de maneira adequada é muito importante para  diminuir as perdas nutricionais e melhorar o aproveitamento dos seus compostos bioativos, como os carotenóides, pelo organismo. Você pode cozinhar no vapor, no forno ou na água, entretanto, quando o técnica dietética escolhida for a água, a mesma sempre deve ser utilizada e nunca desprezada para que os seus nutrientes e compostos bioativos não sejam eliminados. Caso você não utilize  imediatamente a água que sobrar, armazene num recipiente de vidro na geladeira. Congele se não for utilizar dentro de 4 dias. Você pode utilizar esta água para cozinhar arroz, quinoa ou legumes.

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Combinações inteligentes com a Batata Doce  

Como vimos anteriormente, a batata doce é fonte carotenóides, os quais são composto denominados lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura. Sendo assim, consumi-la junto com uma fonte de gordura é essencial para melhor aproveitar o beta-caroteno pelo organismo. Doses  de 3 a 5g de gordura junto à refeição asseguram uma absorção eficiente. Como os carotenos não estão livres nos alimentos, mas associados a uma variedade de estruturas celulares da planta, a cocção contribui para a sua liberação, porém se a cocção for prolongada, pode causar a destruição oxidativo do mesmo. Resumindo, a sua biodisponibilidade, ou seja, o seu aproveitamento pelo organismo, é diretamente proporcional ao tamanho da partícula, ao tipo de cocção e fonte de gordura adicionada. Receba uma semana gratuita de Receitas Diárias.

Dica: Troque o pão pela batata doce

Corte a batata em rodelas na espessura de uma fatia de pão, asse e consuma com geléia de frutas e canela.

Marcela Risi Descio
Nutricionista Funcional
@marceladescionutri
marceladescio@yahoo.com.br

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1 Comentário

  1. Sandra

    Ameiiii vou fazer amo batata doce na minha dieta sempre

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