Como ser um empreendedor esportivo de sucesso? Veja!

O mercado de esportes no Brasil tem crescido de maneira considerável nos últimos anos. Não por acaso, já que eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, foram recentemente realizados no país.

Também é importante lembrar que as pessoas estão mais conscientes com relação à prática de exercícios e a uma alimentação balanceada no dia a dia como a melhor maneira de se viver bem!

Por isso, ser um empreendedor esportivo nos dias de hoje tem sido um ótimo negócio para quem deseja ampliar as atividades profissionais. Mas, você sabe o que deve fazer para ser bem-sucedido no ramo?


Leia o artigo que preparamos e descubra como ser um empreendedor de sucesso em um mercado que se expande cada vez mais!

Academia x Box crossfit: por que montar um box de crossfit?

Defina o tipo de negócio

Por ser um campo amplo de oportunidades, o esporte oferece várias áreas para o futuro empreendedor esportivo atuar. Além da gama variada de atividades físicas, o segmento de negócios também oferece enfoques diferenciados. Veja alguns exemplos:

  • agência de marketing esportivo;
  • organização de eventos esportivos;
  • escola especializada em esportes;
  • lojas de artigos esportivos;
  • boxes de treinamento funcional. (como abrir seu box, veja agora)

Ao definir qual será o segmento de atuação, o empreendedor deve seguir outros passos para abrir o próprio negócio.

Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma questão fundamental para o êxito do negócio. A dica é dividir os gastos em uma planilha, que pode ser feita no Excel, simples de visualizar e entender.

Basicamente, coloque os valores da receita. Por exemplo, para abrir um box funcional, você deve ter uma previsão de quantos alunos terá e qual será o preço das mensalidades.

Em seguida, coloque na lista as despesas fixas e variáveis do negócio — luz, água, aluguel, limpeza, segurança etc. O passo seguinte será calcular o retorno financeiro e, assim, fazer os ajustes necessários para que o empreendimento se torne lucrativo.

Invista no marketing estratégico

Essa etapa também é importante para o negócio, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo. Então, estude sobre o seu público-alvo, como ele se comporta, qual é o seu estilo de vida etc.

Pesquise também como o mercado está reagindo no momento e as previsões de especialistas para o futuro. E não deixe de acompanhar os passos da concorrência, seja ela direta ou indireta.

Contrate assessoria especializada

Atualmente, muitas empresas oferecem assessoria de negócios para direcionar o futuro do empreendedor esportivo. Por isso, não hesite em contratar os serviços destas empresas a fim de guiá-lo na realização do seu sonho.

Entre outros itens, a equipe especializada no segmento escolhido vai dar orientações sobre as reais necessidades dos atletas, em quais diferenciais competitivos você deve apostar e sobre ações de marketing eficientes.

Para quem está pensando em se tornar um empreendedor esportivo, a dica é investir na abertura de um box de treinamento. O treino funcional tem sido a aposta de muitas pessoas que querem outro tipo de atividade, sem ser a tradicional musculação. Por isso, considere essa opção!

Se você está pensando em abrir um box de treinamento, leia o post que preparamos sobre como ter uma obra bem-sucedida!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *