Documentários sobre Crossfit: 4 títulos para você assistir!

O treino acaba, mas a paixão pelo Crossfit permanece. Os fãs da modalidade — e também os atletas em geral, profissionais ou amadores — podem se jogar no mundo cinematográfico sem se afastar do cenário esportivo. Que tal aproveitar o tempo livre para assistir alguns documentários sobre Crossfit?

Neste post, você encontrará ótimas recomendações de documentários que tratam do tema. Hora de unir o útil ao agradável! Vamos lá?

1. Froning: The Fittest Man in History (“Froning: o homem mais em forma da história”, em tradução livre)

Lançado em 2015, trata-se de um clássico na categoria dos documentários sobre Crossfit. Dirigido por Heber Cannon, o material conta a empolgante história de Rich Froning Jr., o maior vencedor do Crossfit Games e uma das maiores referências da modalidade.

O documentário tem quase 2 horas de duração e aborda a vida de Froning de maneira ampla: além de sua rotina e de seus métodos de treinamento, a vida pessoal do atleta também tem destaque na produção. Sua personalidade competitiva dá vazão às ambições que ele alimenta e o resultado final é um material bastante estimulante. Vale a pena conferir!

2. American Weightlifting (“Levantamento de peso americano”, em tradução livre)

Lançado em 2013 e dirigido por Greg Everett, trata-se de um documentário independente focado em mostrar a dura rotina de atletas que se dedicam ao levantamento de peso olímpico.

A história é densa e repleta de demonstrações comoventes de empenho e determinação. Embora seja uma modalidade bastante popular nos Estados Unidos, onde o material foi gravado, o esporte ainda é pouco expressivo no que se refere à sua visibilidade e bastante deficiente no âmbito do suporte dado aos atletas.

O documentário, portanto, vai além dos métodos do esporte e mostra os grandes desafios enfrentados por seus
praticantes apaixonados. Não perca!

Trailer alternativo:

3. Pumping Iron (“O homem dos músculos de aço”, traduzido para o português)

Lançado em 1997 e dirigido por George Butler e Robert Fiore, é outro clássico inegável entre os amantes do esporte! E não poderia ser para menos: a estrela do documentário é o eterno Arnold Schwarzenegger, pentacampeão do Mr. Olympia — um dos maiores e mais tradicionais eventos de fisiculturismo do mundo.

No filme, a equipe acompanha Arnold ainda jovem, do alto de seus 28 anos, na preparação para a busca do sexto título. E as imagens costumam encantar até o mais descrente dos fanáticos por esporte!

Além de tudo, ainda é possível extrair do material uma boa dose de motivação: Arnold tem um objetivo claro e faz o possível (e, às vezes, até o que é tido como impossível) para conquistá-lo.

4. Every Second Counts (“Cada segundo conta”, em tradução livre)

O mais recente da lista, lançado em 2016, foi dirigido por Sevan Matossian e Carey Peterson e acompanha a trajetória de cinco atletas em preparação para o maior evento de Crossfit do mundo, o Crossfit Games. Disponível no Netflix ou no iTunes.

O material remonta à segunda edição da competição, em 2008, e retrata um panorama muito diferente do que é visto hoje: à época, quando a modalidade ainda dava seus primeiros passos, o cenário era de proporções bem menos expressivas, com a predominância de atletas amadores, mas já bastante empenhados em seus resultados. Ótimo para conhecer as raízes do Crossfit!

Bônus! O último lançamento em 2017! Sobre a competição mais fitness do planeta:

Fittest On Earth: A Decade of Fitness – Official Trailer

Gostou das dicas? Reserve um tempo para assistir aos documentários sobre Crossfit e se encantar ainda mais com a modalidade. Aproveite para assinar a newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *