Empreendedorismo: abra seu próprio negócio no mercado fitness!

O mercado fitness é um dos que mais crescem no Brasil, um levantamento recente mostrou que o setor vem influenciando muito a participação dos esportes no PIB brasileiro, levando-a a um crescimento de mais de 22% em 5 anos.

Além disso, segundo a ACAD, o setor movimentou mais de US$ 2 bilhões, contando com mais de 30 mil academias, no ano de 2014, sendo que, em 2010, eram apenas 15 mil. Podemos dizer que esses dados mostram que há muitas oportunidades de negócio nesse mercado.

Nesse sentido, optar por empreender no ramo é uma ótima opção, principalmente na modalidade de box fitness, que é uma das tendências mais recentes e que ganhou muito espaço no nosso país, conquistando o público brasileiro.

Quanto custa para montar um box orçamento a partir de R$30mil

Para você que se interessou por essa oportunidade, vamos falar um pouco mais sobre como abrir o próprio negócio no mercado fitness nas próximas linhas. Confira o restante do post conosco!

O que é preciso para abrir o próprio negócio no mercado fitness?

É óbvio que, para qualquer empreendedor ser considerado completo, é preciso que ele tenha desenvolvido muitas habilidades. Mas saiba que não é necessário ter todas elas para começar, pois isso é algo que pode ser construído com o tempo, por meio dos aprendizados que a própria jornada empreendedora proporcionará.

Apesar disso, é interessante começar esse desenvolvimento e dar prioridade a duas dessas habilidades: identificar boas oportunidades de negócio e saber lidar com desafios — principalmente quando estamos falando em mergulhar em um mercado novo.

Identificar boas oportunidades de negócio é essencial, pois vai lhe trazer o entendimento de questões ligadas à viabilidade de abrir um certo tipo de empresa. Se vale a pena abrir algo com foco mais local, em uma região específica, ou se é mais viável apostar em algo com uma abrangência maior, porém com um desafio bem mais intenso.

Além disso, entenda que lidar com desafios é algo a que quase nenhum empreendedor que almeja o sucesso está imune. Afinal, começar algo novo nunca será fácil, pois muitas barreiras estão envolvidas nessa caminhada. Se o empreendedor não estiver disposto a superá-las, dificilmente o seu negócio terá prosperidade.

Como empreender no mercado fitness?

Saiba que empreender no mercado fitness é muito semelhante a fazê-lo em qualquer outro tipo de negócio. Afinal, particularidades à parte, você estará abrindo uma empresa que precisa ser bem gerida.

Preparamos, então, algumas dicas para que você possa tomar essa iniciativa com mais segurança e sabedoria. Veja:

1. Estude o seu mercado

Por mais que você conheça muito bem o seu mercado, jamais deixe de estudá-lo. O motivo é bem simples: muitas mudanças podem surgir e você ficar para trás. Nos dias de hoje, qualquer setor se tornou muito dinâmico e, com o avanço da tecnologia e a ascensão da internet, muita coisa pode ser alterada sem que você perceba, até que perca o seu espaço.

Além disso, é importante que esteja sempre de olho nos seus concorrentes, entendendo o que estão fazendo e o que estão deixando de fazer. Isso ajudará a posicionar a sua marca e os seus serviços da melhor forma possível, buscando sempre mostrar quais são os seus diferenciais.

2. Faça um bom plano de negócios

Já faz um tempo que o Sebrae apontou a falta de planejamento como um dos principais motivos para as empresas fecharem suas portas prematuramente. Portanto, para começar com o pé direito, não falhe nesse ponto.

Uma maneira excelente de dar início ao projeto é desenvolvendo um bom plano de negócios, que não precisa ser nada complexo, mas deve ser completo. Ele será o grande guia para os seus primeiros passos, bastando definir muito bem os seus objetivos e metas e os planos de ação para o seu futuro a curto, médio e longo prazo.

3. Não se esqueça da área financeira

Não é novidade para ninguém que a área financeira pode ser considerada uma área vital para qualquer empresa. Afinal, para que ela possa funcionar minimamente, é preciso lidar e gerenciar muito bem todos os seus custos e receitas.

Pode parecer bobagem, mas, nesse ponto, há casos em que coisas pequenas acabam sendo deixadas para trás, como não estar atento à necessidade de capital de giro, não documentar os gastos, não realizar o fluxo de caixa, dentre muitas outras falhas que podem se acumular e levar a empresa ao fracasso.

Então, preze sempre por ter uma boa gestão financeira, deixando as contas sempre em ordem.

4. Esteja sempre atento à inovação

Estagnar no mercado é um bom motivo para alcançar o fracasso — ou seja, não pare no tempo. Isso acontece, pois muitos empreendedores acabam se acomodando com a posição da sua empresa e a fatia de mercado já conquistada.

Essa acomodação é perigosa, pois, de uma hora para outra, a concorrência pode se fortalecer e virar o jogo. Então, esteja sempre atento às novidades e, principalmente, procure inovar, para que a empresa seja sempre vista como atual.

Dessa forma, dificilmente você perderá seus clientes por não atender mais às suas necessidades, ainda mais no mercado fitness, em que eles são mais exigentes.

O que saber sobre o mercado de box fitness?

Dentre as grandes oportunidades do mercado fitness, destaca-se o box fitness, que é a proposta de realizar treinos de alta intensidade dentro de “uma caixa” — daí o uso do termo em inglês. Saiba que essa caixa se trata de um amplo espaço com os aparelhos e equipamentos que atendem esse tipo de treino.

Em uma de nossas pesquisas sobre academias convencionais e boxes de Crossfit, constatamos que a utilização dos boxes fitness cresceu mais do que as academias. Ou seja, se o mercado fitness já está bom para os estabelecimentos tradicionais, está melhor ainda para alternativas cuja proposta é trazer algo novo.

Aliás, esse é o grande diferencial competitivo do box fitness. Ele conta com uma proposta que agrada mais o público, fugindo da mesmice dos exercícios convencionais. Em épocas em que o consumidor está cada vez mais preocupado com a sua saúde e beleza, isso é importante, pois ele descobriu que é possível conquistar seus objetivos realizando exercícios que são de seu agradado.

Além disso, podemos dizer que o box fitness diversifica a sua gama de exercícios entre aeróbicos e anaeróbicos, gerando grandes benefícios para a saúde de quem o pratica.

Quer saber como podemos ajudá-lo a abrir o seu próprio negócio no mercado fitness? Então, entre em contato conosco!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *