Hoje eu não vou treinar.. vira esse jogo!

Quem nunca acordou com uma preguiça até mesmo de sair da cama? imagina então para ir treinar cedinho. Ou se você treina a noite, me diz quantas vezes você pensou em trocar alguns burpees por aquela majestosa pizza com os amigos? Com certeza algumas (boas) vezes.

A verdade é que nem sempre estamos bem dispostos a encarar o WOD, por mais básico que ele possa parecer. Exatamente assim, amamos o esporte e gostamos de estar com todos os amigos do box, mas o nosso corpo parece não querer nos deixar ir para o box.

Superação

Até agora isso parecia coisa da sua cabeça, mas fique de boca aberta, pois isso não são caraminholas da sua cabeça. O nosso corpo realmente tem a tendência a nos “proteger” de qualquer sofrimento. Sim, isso mesmo que você está lendo: sofrimento.

E aqui não importa se o seu treino é mais forte ou mais fraco, o que acontece é que seu corpo entende que durante a atividade física você está se desgastando (por mais que seja para ter uma boa forma física) e tem a tendência de fazer com que você fique no estado de conforto que você já está.

A história aqui é mais ou menos parecido com o que acontece quando você fica muito tempo sem comer e o seu corpo começa a armanezar gordura em seu corpo, para que você não morra, mesmo com longos períodos sem alimentação.

O seu corpo é uma máquina tão perfeita, que se você der uma forcinha, ele mesmo reverte essa situação. O que estou dizendo é que da mesma maneira com que o seu corpo tem a tendência de te deixar na zona de conforto – estocando gordura ou mesmo fazendo com que você sempre volte para o seu maior peso já alcançado -, ele também produz substâncias durante as atividades físicas, que trazem bem estar e alívio do estresse.

A endorfina é uma dessas substâncias que é produzida durante e depois dos exercícios físicos. A endorfina é responsável por regular a percepção de dor e suas emoções, sendo a principal responsável por seu bem estar e prazer em realizar o seu WOD.

Infelizmente não existem estudos que comprovam a partir de quanto tempo de atividade física o seu corpo começa a produzir endorfina, mas o mais importante é que ao começar a ser produzida, ela funciona quase como um analgésico natural, reduzindo o estresse, ansiedade e aliviando as tensões.

É claro que você já teve um dia “daqueles” que não quer nem lembrar, e de repente logo depois de fazer o seu WOD ou logo nos primeiros pulos na caixa, já começou a se sentir melhor e até mesmo esqueceu os problemas do trabalho. Isso é a endorfina trabalhando em seu corpo.

O mais importante de tudo isso, é que você tenha denro de você a motivação para dar o primeiro passo, de chegar no box, de levantar o primeiro peso, ou subir a primeria caixa… não importa o que ou por onde vai começar. A questão é COMECE. Saia da sua zona de conforto e vá treinar.

Além de tudo isso que leu acima, a atividade física, ainda permite que você tenha um sono melhor, mais disposição (em todos os sentidos), e desenvolva mais os seus sentidos, te deixando mais alerta.

“Ah.. acho que hoje eu não vou treinar..” é algo que você precisa tirar do seu vocabulário, ou melhor precisa tirar da sua mentalidade. Quando você muda a sua mentalidade, você muda o seu pensar, a sua maneira de enxergar as coisas. Se a sua viagem de férias dependesse do treino de hoje? ou se alguém da sua família estivesse em perigo, você iria deixar de treinar por preguiça?

Claro que fui ao extremo agora, mas o que quero deixar aqui para você é: não deixe de treinar por preguiça. Faça por você, pois ninguém pode fazer, e comece, não pense na 1 hora do WOD ou em todo o tempo do exercício, pense em como começar o primeiro exercício, o resto, pode ter certeza que se encaminha sozinho.

Hoje sim, hoje você vai treinar.

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *