Acompanhando 5 métricas para ter uma academia de sucesso

Quem não deseja ter uma academia de sucesso? Ver o seu negócio prosperar a cada dia que passa é o objetivo de todo empreendedor. Para que isso aconteça, é essencial que haja uma boa gestão, não apenas financeira e administrativa como também em outros aspectos.

Uma das formas de conseguir alcançar as metas que foram traçadas é acompanhar as métricas. Elas são essenciais para saber se a sua estratégia está dando certo, se é hora de fazer modificações ou não, entre outras informações importantes. Acompanhe!

Métricas para Academia

Entendendo o que são as métricas

Alguns gestores ainda não estão completamente familiarizados com esse termo que vem sendo destaque na hora de acompanhar os dados da empresa. As métricas são medidas, dados quantificáveis que conseguem mostrar como está o crescimento e o desenvolvimento da empresa.

Elas conseguem mostrar diversas variáveis como quantidade de alunos que você ganhou ou perdeu, novos leads, os riscos do negócio, as taxas de retorno, investidores e outros. A métrica a ser analisada dependerá muito do tipo de negócio. Investimento em softwares de gestão e acompanhamento já é uma realidade, não conseguimos viver sem eles. Principalmente se precisar escalar e estar sempre de olho na performance.

A importância delas para ter uma academia de sucesso

Você tem um objetivo para o seu empreendimento, traçou estratégias e também as metas. Porém, percebeu que a sua academia não anda tão bem quanto gostaria. Apesar de ter feito tudo como manda o figurino, algo está saindo errado, mas o que?

As métricas conseguem responder a essa e outras perguntas. Por meio delas é possível identificar quais possíveis fatores estão dificultando o crescimento do seu estabelecimento. Isso permite que sua equipe tente outras estratégias e planos para, enfim, conseguir fazer da sua academia um destaque entre a concorrência.

Da mesma forma, as métricas também ajudam a identificar o que está melhorando o desempenho do negócio. Você pode investir um pouco mais nessa tática que foi apontada por elas como satisfatória.

As 5 métricas que você não pode deixar de acompanhar

1. Satisfação do cliente

Essa é uma das mais importantes para o seu negócio, afinal de contas, nunca se falou tanto na experiência do usuário. Saber se o seu aluno está satisfeito com os serviços ofertados é essencial. Lembre-se: cliente satisfeito é cliente fiel.

2. Custo de aquisição do cliente

Você sabe quanto custa cada aluno para a sua academia? Quanto de equipamentos, contratação de professores, avaliadores, marketing e outros produtos e serviços você gasta para manter esse aluno? Pois bem, esta é outra métrica essencial para a saúde financeira do negócio.

Ela é bem fácil de calcular: basta somar tudo o que você investiu em vendas e marketing e dividir pelo número total de alunos. O número final será o que você gasta para ter cada um matriculado e para conquistar novos.

3. Marketing

Saber o quanto você anda investindo em marketing é importante para identificar se o retorno com esse serviço é compatível e, caso não esteja, quais estratégias devem ser modificadas. Por exemplo, você tem como saber quantas pessoas são impactadas pela sua academia por meio das redes sociais e melhorar esse número.

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4. Novos leads

Os leads são os clientes em potencial que foram adquiridos com o passar do tempo. Essa métrica te ajuda a acompanhá-los desde o primeiro contato até quando ele já é um aluno. Ela te ajudará nos próximos passos, levando o cliente até o momento de realizar a matrícula.

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5. Origem do tráfego

Você não pode deixar de monitorar de qual lugar os futuros alunos e leads vêm. Qual é o meio que leva o maior número clientes para a minha academia? Aqui você terá a resposta para essa pergunta e poderá investir os seus esforços no lugar que traz maior retorno.

Quer ter uma academia de sucesso? Então não deixe de conferir quais são as 12 dicas de marketing digital para o mercado fitness!

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