6 mitos e verdades sobre dietas que vão te surpreender

Grande parte dos brasileiros já aderiu a algum tipo de dieta em determinada etapa da vida. Essa é uma realidade tão próxima de cada um de nós que acaba virando senso comum: sempre tem alguém com algum tipo de opinião sobre o que fazer e o que não fazer para conquistar resultados melhores. A consequência disso você já sabe: a difusão de muitos mitos e verdades sobre dietas.

Para conhecer os mais comuns e entender se são verdade ou não, continue lendo nosso post de hoje!

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1. Comer à noite engorda

Mito. Esse é um dos mais famosos. Ele é tão forte que muitas pessoas preferem dormir com fome do que comer algo — tudo isso com medo de engordar. Na verdade, não é o horário que influencia o aumento de peso, mas sim as calorias dos alimentos.

Se as calorias são altas, oferecendo ao seu corpo mais do que você precisa, isso resultará em um acúmulo de peso. Faz sentido, não é? Não importa se for de manhã ou à noite, o resultado será o mesmo. Esqueça esse mito, pois diversos pesquisadores já concordam que não existe nenhuma prova de que comer à noite engorda.

2. Devo fazer lanches entre as principais refeições

Verdade. Muitas pessoas falam que não é bom comer a cada três horas, pois essa medida pode sobrecarregar o sistema digestivo. Na verdade, comer entre as principais refeições pode ser ótimo, então aposte em opções como frutas ou sanduíches naturais.

Essa é uma maneira de controlar o apetite e reduzir a quantidade de comida nas principais refeições.

3. Os carboidratos são vilões e devem ser excluídos da minha dieta

Mito. Essa é outra crença muito comum, e por conta disso muitas pessoas desenvolvem dietas sem nenhum tipo de carboidrato. Nessas situações, a pessoa exclui parcial ou totalmente os açúcares, amido e fibra. Entretanto, esse pode ser um grande erro, já que esses componentes são muito importantes para uma dieta saudável.

O corpo precisa de carboidratos para conseguir energia, favorecendo o funcionamento do cérebro e músculo. Então, já sabe: nada de cortar esse componente da sua dieta!

4. Existem alimentos que podem queimar gorduras

Mito. Muitas pessoas acreditam que determinados alimentos (como salsão, chá verde e pimentas) têm o poder de queimar gorduras. Você certamente já ouviu essa associação.

Entretanto, a realidade não é bem assim. Segundo diversos pesquisadores ao redor do mundo, não existe nenhuma comida com a propriedade de queimar a gordura em excesso no corpo.

5. Tomar muita água pode ajudar a emagrecer

Verdade. Embora não seja totalmente verdadeira, essa informação faz sentido. Como não é uma determinante, já que usamos o “pode”, ela pode ser considerada verdade. A água pode ajudar a substituir outras bebidas, como refrigerantes, sucos com açúcar e outras opções que engordam.

E tem mais: a água pode dar uma sensação de saciedade se você a ingerir antes de algumas refeições. Essa é uma maneira interessante de comer menos.

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6. Devo eliminar os alimentos gordurosos da minha dieta

Mito. Esse é outro pensamento comum entre muitas pessoas: uma dieta de emagrecimento deve conter pouca gordura. Acredite: esse senso comum está errado! Considerando a sua saúde, não é indicado ter um regime de baixa gordura (ou excluir esse componente da sua dieta).

O que realmente faz efeito é consumir a “boa” gordura. Nesse caso, troque a gordura saturada pela insaturada, pois ela ajuda a reduzir o colesterol.

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Ficou surpreso? Sem dúvidas, existem vários mitos e verdades sobre dietas que são surpreendentes, não é mesmo? Se esse conteúdo ajudou você e pode auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

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