Modelo de negócios fitness

O CrossFit é a nova sensação do momento no mundo fitness, pode ser ver esse estudo comparando com uma academia. Procurado por pessoas que buscam a hipertrofia muscular ou um treinamento de alta intensidade, com grande perda calórica, ele vem se firmando como uma das principais atividades físicas e, ainda, como uma das mais atrativas opções de negócio no Brasil. Preparamos esta postagem para explicar como explorar esta atividade como um modelo de negócio:

curso-abra-seu-box-crossfit

Ideia do CrossFit como negócio

O CrossFit é uma modalidade de treinamento criada por Greg Glassman, em 1995, quando ele lançou a primeira academia que leva o nome do esporte na Califórnia (EUA). A ideia era criar uma nova vertente de esporte, que explorasse exercício físico de alto impacto e um novo perfil psicológico para o treinamento. Em 2003 a técnica começou a se alastrar pelo programa de afiliação, começando pelos EUA e, anos mais tarde, em todo o mundo.

modelo-negocio-fitness

Como fazer

Aqueles que enxergam e reconhecem a potencialidade do CrossFit como uma vertente de negócio podem se candidatar para abrir um box afiliado, ou seja, ter uma filial no Brasil. Veja o básico requerido para quem está iniciando a montar um box. Para isso, você deve preencher um requerimento no site oficial e escrever uma carta de apresentação, contando mais sobre você, suas intenções com o negócio e o que significa para você ter uma filial do CrossFit ou adaptar sua estrutura ou espaço para isso.

Em seguida, os interessados são encaminhados para uma etapa de mais envolvimento com o negócio e com a comunidade que já atua no mundo CrossFit. Esse momento funciona como uma possibilidade para fazer com que todos se apaixonem pelo esporte, treinem, façam os treinamentos do site e publiquem os seus resultados nos comentários. Veja também as dificuldades para montar um box. Outra medida interessante pode ser visitar outros boxes afiliados e firmar relacionamentos, ou seja, envolver-se com o negócio.

Requisitos e Custos

Quando você for aceito, poderá utilizar a marca CrossFit® sob o pagamento de uma taxa anual de US$3000 (o valor pode parecer alto, mas, ainda assim, o negócio é muito atrativo e rentável). O contrato pode ser renovado anualmente pelo mesmo valor, e ele te confere o poder de usar o nome da marca, a metodologia empregada por eles, divulgar a sua box e ainda anunciar os seus treinamentos, sim é importante ter o licenciamento.

Como requisito para atuação, cada box deve ter pelo menos um Coach que tenha certificado Nível 1, que deve ser obtido antes mesmo de conseguir a filiação. Depois de ser aceito como filiado, você deve manter um website ativo, que será inserido no site oficial do CrossFit, a fim de promover a sua box e atrair novos adeptos. Afinal de contas, qualquer um prefere iniciar o treinamento em uma box credenciada e que replique o perfil dos criadores da modalidade!

Retorno

Depois de papéis assinados e negócio fechado, a marca CrossFit divulga a sua nova academia na página de afiliados. Além disso, você tem acesso a um fórum privado que só participa quem também é afiliado, levantando debates, questionamentos e possíveis melhoras para que você continue progredindo. Todos os anos acontece uma conferência de afiliados e você é convidado, o que é uma maneira de trocar ideias e compartilhar experiências.

O retorno é uma consequência natural desse investimento, e começa a vir com as pessoas procurando a sua academia para realizar os treinamentos e pagando uma mensalidade a você, replicador da técnica CrossFit. É claro que também existem aqueles que se arriscam abrindo uma academia na garagem de casa sem a filiação. Você pode até escapar da burocracia e de alguns gastos, mas também não terá nenhuma credibilidade no mercado. Começar a desenvolver algumas ações como trazer mais alunos e como gerar mais dinheiro com seu box.

montar-box-crossfit

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas e reconhecido o grande potencial do CrossFit. Se você se interessa por esse tipo de assunto e gostaria de saber mais novidades do mundo fitness, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Dicionário de Treinos Gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.