O que comer quando se está praticando exercícios?
A receita para atingir bons resultados ao praticar atividades físicas é conciliar seus treinos com uma alimentação balanceada, mantendo equilíbrio entre carboidratos, proteínas e fibras.
Receba uma semana gratuita de Receitas Diárias (Acesse aqui).
Por isso, disciplina, determinação, foco e superação devem ir bem além do que o espaço da academia, sendo preponderantes para quem está praticando exercícios.
Para auxiliar você a melhorar o desempenho por meio da interação entre os movimentos e os alimentos adequados, tanto no pré quanto no pós treino, trazemos, neste post, algumas dicas que certamente farão a diferença na sua vida esportiva. Teve interesse? Então venha com a gente!
Veja o que comer antes dos treinos
O ideal é consumir alimentos com baixo índice glicêmico, que são digeridos rapidamente pelo organismo. Neste grupo, podemos citar a batata-doce, os cereais e as frutas.
A bata doce, por exemplo, contribui para aumentar a energia do seu corpo, auxiliando ainda no ganho de massa muscular. Como é absorvida gradativamente pelo organismo, destina açúcar para as células e mantém a saciedade por um bom tempo.
Outra boa dica é a ameixa, rica em pectina, uma fibra que absorve e neutraliza as toxinas no intestino grosso. Ela fortalece o sistema imunológico e contribui com a formação dos glóbulos vermelhos.
Uma boa salada de frutas com aveia e mel orgânico está dentro de uma receita indicada para o seu pré-treino. Com os alimentos de rápida digestão, é possível prevenir a fadiga, melhorando o desempenho.
Agora, antes de duas horas do treino, é importante evitar em sua dieta os produtos que contam com alto teor de gordura ou de fibras, pois eles demoram para serem digeridos e podem atrapalhar no seu rendimento, causando indisposição.
Veja o que comer no pós-treino
Já no pós-treino, a dica é consumir alimentos que reponham a energia, além de contribuírem com a recuperação muscular.
Nessa hora, os produtos ricos em proteínas de qualidade entram em cena, como frango, queijo de baixo teor de gordura, como o branco ou cottage, peixe, quinoa ou iogurte desnatado.
Os carboidratos também são uma boa pedida. Entre eles, podemos citar o macarrão integral, o pão integral ou o arroz integral. Aqui, também entram as lentilhas e as sementes, que fazem uma boa combinação com pratos diversificados.
Acesse agora e receba uma semana grátis
Dieta paleolítica é sinônimo de bons resultados
Quem está praticando exercícios também pode se encontrar na dieta paleolítica, que elimina o trigo da alimentação, uma boa opção para perda de peso.
A base é a alimentação baseada na consumida por nossos antepassados, com um cardápio repleto de gorduras naturais.
No café da manhã, por exemplo, você pode substituir os pães por frutas, como banana, manga e abacate. Um omelete também entra no cardápio e pode até mesmo ser acompanhado por bacon.
Essa dieta elimina boa parte dos alimentos com alto índice glicêmico, como os carboidratos. Por isso, o pré-treino ganha a presença de frutas. As frutas vermelhas, os ovos e os vegetais são boas dicas. Carnes, raízes e folhas também devem entrar com força no pós-treino.
No entanto, é importante sempre consultar um especialista em nutrição antes de começar qualquer dieta. Afinal, cada organismo reage de uma forma com os diferentes tipos de alimentos. Até mesmo o consumo de suplementos deve ter um acompanhamento profissional, para que você possa melhorar sempre o seu desempenho.
Além disso, nunca deixe de se hidratar adequadamente quando estiver praticando exercícios e mantenha uma rotina saudável em sua vida, dormindo bem e tendo equilíbrio em todas as atividades.
E aí, já escolheu uma dieta para conciliar com seus treinos? Deixe aqui o seu comentário e nos conte a sua experiência!
Dicionário de Treinos Gratuito!