Por que oferecer treino funcional em vez de musculação?

A busca de exercícios físicos vem aumentando nos últimos anos. Paralelamente, diferentes tipos de atividades estão surgindo no mundo fitness, deixando os profissionais em dúvida sobre quais modalidades disponibilizar e os alunos sem saber o que procurar.

Uma das grandes mudanças que estão ocorrendo é em relação ao treino de força. Cada vez mais, profissionais e estúdios estão optando por oferecer treino funcional no lugar de musculação.

Será que essa é a melhor opção? Para responder à pergunta, criamos este post cheio de informações a respeito das duas modalidades. Acompanhe e descubra!

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Como são os treinos de cada modalidade?

Apesar de ambas serem consideradas treinos de força, cada uma delas tem as suas particularidades e, por isso, os treinamentos são diferenciados.

Treinamento funcional

O treino funcional é realizado sem a ajuda de máquinas, utilizando apenas movimentos do corpo com o auxilio de acessórios para que se possa ampliar o treinamento e adicionar cargas de força.

Ele é muito mais variado que a musculação, visto que a possibilidade de variação de exercício aumenta, já que não se limita apenas aos aparelhos.

Além disso, os exercícios funcionais são realizados imitando movimentos do dia a dia, sendo essenciais para aumentar a qualidade de vida do ser humano. Pessoas que praticam essa modalidade aumentam a flexibilidade, o equilíbrio e a resistência.

Aprende-se também a executar com perfeição ações do cotidiano, como agachar para pegar algum objeto ou carregar compras.

O funcional pode ser executado em forma de circuito, tornando-se mais dinâmico e aumentando as chances de motivar o aluno.

Musculação

O treino de musculação é realizado em máquinas e aparelhos, por isso suas variações são mais limitadas do que o funcional.

Normalmente, ele é dividido por grupos musculares, e seu trabalho é o ganho de massa muscular. Habilidades como flexibilidade, agilidade, velocidade e equilíbrio são deixadas de lado, pois o aluno tem a ajuda da máquina, fazendo com que não explore essas qualidades ao realizar o exercício.

Quais são as partes do corpo trabalhadas?

O treinamento funcional trabalha o corpo de forma múltipla tornando-o mais equilibrado. Um único exercício ativa diversas musculaturas, favorecendo o desenvolvimento em harmonia. Em um agachamento, por exemplo, é possível ativar músculos superiores, inferiores e abdome.

Já a musculação ativa a musculatura de forma isolada, ou seja, quando o aluno senta-se no aparelho para realizar um exercício de perna, ele desenvolve apenas aquela musculatura.

Uma grande desvantagem desse tipo de treinamento é que por meio das máquinas é difícil trabalhar uma musculatura muito interna, como o transverso do abdome.

Quais as vantagens de oferecer treino funcional?

O treinamento funcional, assim como a musculação, é um treino de força, contudo ele é muito mais completo e por isso apresenta diversas vantagens. Confira algumas:

  • melhora a postura do corpo;
  • diminui o risco de lesão;
  • aumenta a flexibilidade e o equilíbrio;
  • tem maior possibilidade de focar a performance esportiva;
  • possui grande variação de exercícios;
  • pode ser oferecido em diferentes lugares;
  • não fortalece apenas a musculatura, mas trabalha o movimento desenvolvendo habilidades motoras;
  • proporciona ao aluno maior conscientização do corpo.

O treinamento funcional pode substituir os objetivos da musculação e agregar diversos outros para o aluno, por isso ele é mais vantajoso. Além disso, há mais possibilidades de conseguir elaborar um treino e atingir os objetivos devido à grande variação de exercícios.

Além de acertar na escolha da modalidade, é muito importante manter-se sempre atualizado, contribuindo para que haja resultados positivos na vida do aluno e que ele fique satisfeito.

Agora que você já sabe o porquê de oferecer treino funcional para os seus alunos, siga-nos no Facebook para descobrir muito mais! Conheça a consultoria do Coach Nelsinho.

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