Treino funcional de Crossfit ou Musculação na Acadêmia?

Na minha visão que já fiz exercícios e treinos em academias de musculação e agora escolhi a academia de Crossfit por algumas razões e percepções minhas que vou falar abaixo.

ebook fortify Abra seu boxOs melhores equipamentos de CrossFit aqui

Neste artigo, vamos entender quais as qualidades de cada um entre Crossfit e Academia / Musculação e suas diferenças. Acompanhe e faça sua opção!

Imagem

[Veja o Infográfico Completo] >> Estudo entre Academia X Crossfit

7 diferenças entre acadêmia de musculação e Crossfit

Treino em Equipe

Treino em equipe
Primeiro é a energia que você não está sozinho, você está no mesmo barco para atingir o SEU limite e de acordo com SEU pontencial. Mesmo estando em  uma competição no treinos, é importante observar a SUA mente sobre o controle do SEU corpo ter melhores resultados e desafiar o SEU próprio limite.

Lousa Crossfit

Lousa 
O quadro de anotações onde é colocado os resultados dos treinos de cada um que participou e os treinos do dia geralmente é divido em 3 pilares: aquecimento (warm up), parte técnica de exercícios e o WOD (o treino do dia).
É um dos diferenciais, pois dessa forma quando você chegar no treino do outro dia verá quem fez o treino mais rápido e ter uma ideia de resultados de outros participantes.

Cronometro tempo Crossfit

Tempo corrido
Existe um “timer” com o tempo para repetições e duração dos exercícios e treinos, dessa forma fica mais prático para não enrolar ou passar do tempo. Geralmente é uma hora que faz todos os exercícios, e o treino do dia (WOD) é curto mas MUITO intenso.

Music crossfit WOD

Música alta
Os treinos são com músicas pesadas e o som MUITO alto! Te ajuda na adrenalina e motivação para terminar o treino. As músicas são desde Rap Hip Hop, Heavy Metal, Hard core, Punk Rock e outras batidas.

Sem máquinas Crossfit

Não tem máquinas
Você vai usar o seu corpo, os exercícios que requer muito esforços. No máximo vai utilizar o REMO.

Treinos variados de Crossfit

Treinos variados
As definições dos treinos feitas pelo o treinador (o Coach) são bem variadas e bem raro de repitir ao menos que faça um WOD específico. O treinamento é bem funcional pois exercita todos as partes do corpo, tanto o esforço e condicionamento físico de cardio e músculos.

Pós Wod Crossfit

Pós-treino
Mesmo depois de estar detonado e jogado no chão, você tem a certeza que compriu o dever do desafio e você vai voltar com mais força!

musculacao x crossfit

Exercícios físicos são sempre importantes para manter a saúde, independente da modalidade. Sempre houve uma “guerra” entre a musculação na academia e outros exercícios físicos. Hoje em dia, essa rixa fica entre a musculação e o Crossfit.

Musculação na academia

Os alunos das academias sempre defendem a musculação, mas sabemos que, dependendo do objetivo, os exercícios de musculação não têm muito valor. Para quem busca o ganho de massa muscular magra, a musculação é ideal, assim como para o fortalecimento de músculos e a correção de postura.

Vantagens da musculação

Nos treinos de musculação na academia, há diversas vantagens:

  • Professores capacitados, que acompanham os seus exercícios durante a musculação;
  • Preços acessíveis em horários especiais de funcionamento da academia;
  • Equipamentos de primeira linha e tecnologias que ajudam os exercícios a serem feitos de forma eficaz;
  • Contato social entre os praticantes, entre os alunos e os professores e com todos que frequentam a academia;
  • Possibilidade de alunos mais tímidos ou iniciantes irem em horários com pouco movimento e receberem mais atenção dos professores, que auxiliam nos equipamentos e exercícios.

Desvantagens da musculação

Como nem tudo é perfeito, existem algumas desvantagens para os que praticam musculação na academia, que são:

  • Pessoas fora de forma ou mais tímidas têm problemas para frequentar as academias onde os corpos são sarados e muito magros;
  • Nos horários de pico, os professores não conseguem dar a devida atenção a quem necessita;
  • Os mais velhos, que preferem fazer exercícios pela manhã, sempre encontram as academias muito cheias e têm dificuldade para fazer um treino eficaz;
  • Em horários de pico, espera-se muito tempo para usar ou revezar os aparelhos.

Benefícios para a saúde da musculação na academia

  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Tonifica e fortalece os músculos;
  • Protege os ossos;
  • Ajuda na perda de gordura e no ganho de massa muscular magra;
  • Acelera o metabolismo;
  • Deixa o organismo mais jovem.

Crossfit

O Crossfit veio revolucionar todos os treinos de condicionamento físico. Muito usado para treinamento de militares nos países estrangeiros, o Crossfit tem fama de ser um treino pesado, mas de alto gasto calórico. Veja as vantagens do Crossfit.

Vantagens do treinamento de Crossfit

  • Qualquer pessoa pode praticar, de todas as idades;
  • Os equipamentos do Crossfit são seguros e têm muitas utilidades;
  • Os treinos são modificados a cada aula, evitando o marasmo;
  • Os professores são capacitados e te auxiliam nos exercícios;
  • As aulas são divididas em: exercícios de alta intensidade, intervalos curtos e exercícios funcionais;
  • Trabalha ao mesmo tempo diversos músculos.

Desvantagens do Crossfit

Também existem algumas desvantagens para quem pratica o Crossfit. São elas:

  • Desânimo dos praticantes por ser um treino de ritmo elevado;
  • Propensão a lesões e contusões quando feito de qualquer jeito.

Benefícios para a saúde do Crossfit

  • Reduz medidas;
  • Fortalece o corpo como um todo;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora o sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Protege de doenças respiratória e cardíacas;
  • Aumenta a energia;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a resistência;
  • Dá força aos músculos do corpo;
  • Acelera o metabolismo;
  • Define o corpo;
  • Queima as tão indesejadas gorduras localizadas;
  • Aumenta a massa muscular magra.

Ao escolher entre a musculação na academia e o Crossfit, tenha em mente quais os exercícios que se encaixam melhor em sua rotina para que não haja desistência. Leve em consideração que ambos os treinos necessitam de foco e força de vontade para alcançar os objetivos. O importante é se movimentar. E você não pode esquecer, ainda, que os exercícios físicos só dão um impulso para alcançar sua meta e para completar e chegar ao topo, mas você deve se preocupar com a alimentação e a hidratação que antecedem e finalizam os treinos.

E você leitor, se interessou em abrir Box de Crossfit? Clique na imagem abaixo :)

Imagem

Espero que goste dessa motivação aos treinos, se puder compartilhe com seus amigos e não esqueça de baixar o dicionário de crossfit.

Se você ficou com alguma dúvida, quer complementar alguma informação ou teve alguma experiência de transição entre os esportes, faça um comentário no post. Queremos saber sua opinião!

Um grande abraço!

Dicionário de Treinos Gratuito!